Capa

Reunião científica do Instituto Prof. Assis Gonçalves aborda novo Código Comercial

Encontro contou com ponderações e considerações dos associados, bem como foram pontuados aspectos positivos e negativos sobre a criação de um novo código, permeada de polêmicas e argumentações favoráveis e contrárias às alterações nos princípios do Direito Comercial

10.12.2019  |  524 visualizações

O substitutivo ao projeto de lei nº 487/2013 de autoria da senadora Soraya Thronicke, e que institui um novo Código Comercial, foi pauta da terceira reunião científica do Instituto Prof. Assis Gonçalves de Direito Empresarial e Cooperativo. O encontro encerrou as atividades de 2019 do instituto, e foi conduzido pelo presidente Luiz Daniel Haj Mussi. 

Ao iniciar os trabalhos o professor Haj Mussi destacou que os debates acerca do substitutivo são de imensa relevância porque se for aprovado irá alterar a estrutura jurídica que envolve o Direito Empresarial. Outro ponto importante a ser considerado tem a ver com a questão “precisamos de um novo Código Comercial?”, indaga o presidente do Instituto. 

A reunião científica contou com ponderações e considerações dos associados, bem como foram pontuados aspectos positivos e negativos sobre a criação de um novo código, permeada de polêmicas e argumentações favoráveis e contrárias às alterações nos princípios do Direito Comercial, organização, deveres e obrigações das empresas e dos sócios. 

O Instituto e as reuniões científicas 

O Instituto Prof. Assis Gonçalves de Direito Empresarial e Cooperativo foi criado em agosto deste ano com a proposta de discutir novas diretrizes, projetos de leis e outros temas relevantes e contemporâneos que envolvem o Direito Comercial. 

Com sede no escritório Assis Gonçalves – Kloss Neto Advogados Associados, em seu primeiro ano de atuação, o Instituto realizou três reuniões científicas que contaram com a presença de professores e advogados com expertise e conhecimento sobre os temas abordados. “Os encontros geraram debates profundos e, principalmente, profícuos”, ressalta o presidente do Instituto, Luiz Daniel Haj Mussi. 

Em 2019 as reuniões científicas focaram nos temas a inclusão da Sociedade Limitada Unipessoal pela Lei 13.874/19, com alteração do parágrafo único, do artigo 1052, do Código Civil, e quotas preferenciais nas sociedades limitadas, decorrentes da alteração trazida no âmbito administrativo do Registro de Empresas pela Instrução Normativa 38/17 do Departamento do Registro Empresarial e Integração (DREI). A agenda dos encontros encerrou com debates sobre o Projeto de Novo Código Comercial. 

Novidades para o ano que vem 

Para 2020, o Instituto terá novidades, conta o presidente. “Na pauta das reuniões estamos organizando os debates sobre startups e cooperativas, temas muito atuais e que carecem de discussões no contexto da prática do Direito Empresarial e do Cooperativo”. 

Outra novidade, ainda em fase de testes, é a transmissão on-line das reuniões científicas. “O Instituto tem associados do Paraná e também de São Paulo, Porto Alegre, Argentina, Portugal e Espanha. Conforme a agenda de compromisso eles ficam impossibilitados de participar presencialmente dos encontros”, justifica Luiz Daniel Haj Mussi. A ideia é ampliar os debates, a interação e o compartilhamento de conhecimentos e experiências, completa.

Atendimento à imprensa e entrevistas
NCA Comunicação - www.ncacomunicacao.com.br - 41 - 3333-8017
Bebel Ritzmann - bebel@ncacomunicacao.com.br - 41 - 9 9957-1547
Ana Maria Ferrarini - anamariaferrarini@gmail.com - 41 - 9 8442-3450

  • Reunião científica abordou o novo Código Comercial
    (Leticia Rochael)

  • Professor Luiz Daniel Haj Mussi, presidente do Instituto
    (Leticia Rochael)

  • Associados fizeram ponderações a respeito do assunto
    (Leticia Rochael)

  • Associados discutiram substitutivo que tramita no Senado Federal
    (Leticia Rochael)

  • Luiz Daniel Haj Mussi abre os trabalhos da reunião científica
    (Leticia Rochael)

  • No evento, o presidente do Instituto anunciou novidades para 2020
    (Leticia Rochael)

Leia também...

25.11.2019

Evento sobre governança cooperativa reforça importância da advocacia para gestão eficiente

O encontro contou com apresentação dos advogados Paulo Sergio Nied e Micheli Mayumi Iwasaki, respectivamente, presidente e membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB Paraná, e do presidente executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial, Adilson Roberto Fuga

19.11.2019

Evento sobre Governança Cooperativa acontece no dia 21, em Curitiba

O encontro tem por objetivo discutir limites, tipos de obrigações, atos civis ou mercantis que os gestores das cooperativas estão sujeitos

12.11.2019

Evento sobre governança esclarece riscos das atribuições de gestores do setor cooperativista

Encontro pretende esclarecer e compartilhar informações necessárias ao fortalecimento de um ambiente de segurança jurídica

Entre em contato