Capa

Professor do Paraná conquista vaga para estudar Direito Processual na Espanha

William Pugliese frequentará as aulas na Universidad Pompeu Fabra, em Barcelona. O curso de aprofundamento, oferecido pelo Instituto Ibero-Americano de Direito Processual, será realizado no próximo mês de outubro

03.09.2018  |  534 visualizações

O professor doutor em Direito e advogado William Soares Pugliese está entre os três estudiosos brasileiros com candidatura aprovada para o Curso de Aprofundamento em Direito Processual, oferecido pelo Instituto Ibero-Americano de Direito Processual (IIBDP). As aulas serão ministradas entre os dias 8 e12 de outubro, na Universidad Pompeu Fabra, em Barcelona (Espanha), em parceria com a Fundação Manuel Serra Dominguéz. 

Para conquistar uma das 15 vagas abertas, Pugliese passou por processo de seleção pública ao lado de 67 candidatos de várias nacionalidades. A notícia da aprovação foi enviada pelo professor doutor Joan Picó i Junoy, secretário geral do IIBDP e professor catedrático de Direito Processual da Pompeu Fabra. O Instituto oferece o curso gratuitamente, incluindo a hospedagem em residência no campus da universidade. 

“Decidi inscrever-me para o curso de aprofundamento em Direito Processual pela excelência do corpo docente reunido pelo IIBDP”, argumenta Pugliese. “Em poucos dias, teremos aulas com alguns dos maiores processualistas da América Latina, Portugal e Espanha”, declara, observando que será uma oportunidade de encontrar ideias e soluções para os problemas enfrentados no Brasil. Com os conhecimentos obtidos durante as aulas, ele espera trazer mais eficiência aos casos que tem na advocacia, além de novas discussões para trabalhar no curso de Mestrado em Direito da Unibrasil. 

A edição 2018 do Curso de Aprofundamento em Direito Processual faz uma homenagem ao professor Manuel Serra Dominguéz (1934 -2013), advogado, professor de Direito Processual de universidades da Espanha e considerado referência no campo do Direito Processual. Com duração de 70 horas (aulas presenciais e trabalho de conclusão), o conteúdo do curso inclui temas como: garantias constitucionais de processos, processos coletivos, prova, execução e medidas cautelares. 

Além dos professores brasileiros Luiz Guilherme Marinoni (UFPr) e Paulo Lucon (USP), o corpo docente do curso é formado por Joan Picó i Junoy, Eduardo Oteiza, Ramiro Bejarano Guzmán, Lorenzo Bujosa Vadell, Santiago Pereira Campos, Carina Gomez Fröde, José Pedro Silva, Manuel Cachón Cárdenas e Vicente Perez Daudí. 

Sobre William Soares Pugliese – doutor e mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFPR, professor do Programa de Mestrado em Direito da Unibrasil, coordenador da Pós-Graduação em Direito Processual Civil da ABDConst, professor convidado em diversos cursos de pós-graduação e da Escola Superior de Advocacia – ESA, membro das comissões de Estudos Constitucionais e de Educação Jurídica da OAB Paraná e advogado do LXP Advogados, de Curitiba. Autor dos livros “Precedentes e a Civil Law Brasileira" (Editora Revista dos Tribunais) e "Princípios da Jurisprudência" (Editora Arraes). 

Sobre o Instituto Ibero-Americano de Direito Processual - Fundado em Montevidéu, em 1957. O Ministério de Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai resolveu em 2010 outorgar-lhe personalidade jurídica. Presidido atualmente pelo professor Eduardo Oteiza, o IIBDP tem cerca de 100 pesquisadores-membros da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. (http://www.iibdp.org/es/). 

Sobre a Universidad Pompeu Fabra – A UPF é pública, internacional e intensiva em pesquisa e está entre as instituições de excelência da Europa. A universidade estrutura seus estudos em torno de três campos de conhecimento intimamente conectados: ciências sociais e humanas, saúde e ciências da vida e ciências e tecnologias da informação e comunicação. Atualmente possui mais de 12 mil estudantes de graduação a doutorado, e cerca de 600 professores. (https://www.upf.edu). 

Atendimento à imprensa e entrevistas:
NCA Comunicação – www.nca.comunicacao.com.br  - (41)    3333-8017
Bebel Ritzmann – bebel@ncacomunicacao.com.br    - (41) 9 9957-1547
Ana Maria Ferrarini – anamariaferrarini@gmail.com   – (41) 9 8442-3450

 

  • Professor William Soares Pugliese
    (Divulgação)

Leia também...

06.12.2018

Encontro de advogados criminalistas enriquece discussões sobre Direito Penal

Advogado Guilherme Lucchesi participou dos debates sobre as provas do processo penal

03.12.2018

Congresso 100% on line se torna fórum de discussões sobre Direito Penal Econômico

A variedade dos temas abordados foi marcada pela atualidade e fomentou os debates a respeito da criminalização dos empresários, corrupção, crise política, compliance como mecanismo de prevenção dos crimes econômicos, exercício da advocacia e lavagem de dinheiro

03.10.2018

Teoria da cegueira deliberada na pauta de debates jurídicos

Professor Guilherme Lucchesi abordou o assunto em encontros promovidos pelo Instituto de Estudos Culturalistas, em Canela, e pelo Programa de Mestrado da Unibrasil, em Curitiba

26.09.2018

Professor Lucchesi apresenta livro no Instituto de Estudos Culturalistas em Canela

O autor destaca que a cegueira deliberada é uma das mais importantes discussões em Direito Penal

Entre em contato