Capa

Sábado é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física

Neste dia 1º de setembro também se comoram os 20 anos da regulamentação da profissão, através da promulgação da Lei 9.696/98

31.08.2018  |  322 visualizações

Neste sábado, dia 1º de setembro, é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física. A data coincide com os 20 anos da regulamentação da profissão, através da promulgação da Lei 9.696/98. Para o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9/PR), que conta atualmente com mais de 27 mil profissionais registrados no Paraná, a categoria conquistou muitos espaços e é considerada referência para outros países.

“Ao longo dos anos, o foco da atividade física era a estética, mas hoje é sinônimo de vida saudável, longevidade, desenvolvimento humano e inclusão social. Seja nas escolas, academias e outras áreas da saúde, é o profissional que colabora com a manutenção da saúde das pessoas”, afirmou o presidente do CREF9 /PR, professor Antonio Eduardo Branco.

Com cerca de 35 cursos de formação no Paraná, a categoria vive um momento de crescimento, a exemplo pelo crescente interesse na profissão por parte dos jovens. Em 2018, o curso de Educação Física foi o sétimo mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, ficando atrás apenas de Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia.

Para o CREF9/PR, que atua no combate à atuação de leigos, para garantir o exercício legal e ético, a preocupação central é garantir à sociedade o direito de ser atendida por profissionais habilitados. “O Conselho tem intensificado as ações de fiscalização ao longo de seus 15 anos de existência, através do Departamento de Orientação e Fiscalização e para isso, também contamos com a ajuda da população, denunciando irregularidades através da Ouvidoria Online”, pontua Branco. O CREF9/PR assegura o sigilo e acompanha cada denúncia formalizada.

De acordo com o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, incentivar a prática de atividades físicas para a promoção de uma vida mais saudável da população é essencial, mas para que essa atividade seja feita de forma segura, deve sempre contar com a orientação especializada de um Profissional de Educação Física. “Por isso, além de fiscalizar o Conselho também atua na capacitação em todo Paraná com cursos e treinamentos para gestores, proprietários, responsáveis técnicos e profissionais das academias, assegurando assim a qualidade dos serviços prestados à população”, destaca o professor Branco.

SERVIÇO
Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná | CREF9/PR

E-mail: crefpr@crefpr.org.br
Rua Amintas de Barros, 581, Centro - Curitiba
Fone: (41) 3363-8388
www.crefpr.org.br | www.facebook.com/cref9pr

Mais informações / Agendamento de entrevistas
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalistas responsáveis: 
Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547 (bebel@ncacomunicacao.com.br)
Tatiana de Oliveira - (41) 99671-7582 (tatiana@ncacomunicacao.com.br)
www.ncacomunicacao.com.br

 

Leia também...

Entre em contato